quinta-feira, 9 de março de 2017

O Gabinete do Dr. Caligari
Direção: Robert Wiene
Ano: 1920


Elenco: 
  Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher e outros

Sinopse:

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari

Considerações:

Já fazia tempo que enrolava para assistir algo do expressionismo alemão, movimento marcante na história do cinema, então nada melhor do que começar com um dos primeiros filmes de horror da história.

O Gabinete do Dr. Caligari é um filme de 1920 que mesmo com o passar de quase um século, o mesmo se mostra bem envelhecido. Repleto de um horror bem gótico, onde uma boa história é desenvolvida, com excelentes atuações, independentemente de ser mudo, as expressões faciais de cada ator têm o poder de chocar ao mesmo tempo que chama a atenção. Os cenários nada uniformes que combinam completamente com o filme também têm seus méritos.

Essas são poucas de inúmeras qualidades nada convencionais que se pode notar dentro do filme, mas no geral é uma espécie de material que não é fácil de digestão ao grande público, mas se você curte horror e quer conhecer mais sobre o expressionismo alemão, O Gabinete do Dr. Caligari é uma ótima porta de entrada.


Nota: 4/5

Filme completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário