Maus
Arte: Art Spiegelman
Lançamento da edição acima: 2009
Sinopse:
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.
Considerações:
Comovente demais essa história escrita e ilustrada por Art Spiegelman. Maus não é um quadrinho para divertir, mas sim para nos dar uma lição de vida e mostrar um pouco de um dos piores momentos da humanidade. Cada relato contado impressiona a cada página, o desenvolvimento cru da história funciona como um soco na cara do leitor. Irei indicar para um amigo meu professor de História, talvez ele influencie os alunos a ler essa grande obra.
Nota: 9/10
Onde comprar: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11733
Download (Edição em dois volumes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário